Revista Líder Nº15 – outono/ 2021

Líder dedicada ao tema Back to Politics – Um novo rumo para o Planeta, para a Democracia e para a Humanidade, já está disponível nas bancas e em formato digital. Mais do que nunca, é́ urgente repensar qual o papel das lideranças na proteção do Planeta, no reerguer da Humanidade e no resgatar das Democracias.

Cruzando as fronteiras da Política, da Ciência, da Filosofia, da Economia e da Tecnologia, queremos analisar um mundo em permanente mudança, abalado por uma Pandemia e pela nossa imparável caminhada para o “progresso”. É fundamental fazer uma avaliação da dimensão e do impacto da nossa passagem por este mundo, convidando a repensar o modo como olhamos para o futuro dos Regimes Políticos, do Planeta e da Humanidade enquanto projeto civilizacional com sentido e propósito. Ainda vamos a tempo?

Sir Winston Churchill (1874-1965) faz as honras de capa desta edição que apresenta um novo dossier, Leading Politicsem linha com a criação do novo grupo de trabalho agregado ao projeto Leadership Summit Portugal. “Winston Churchill gigante político, campeão da democracia e homem de mito e lenda”, é o artigo escrito por Daniel Smith, autor do livro Pensar como Churchill (editora Vogais), que nos dá a conhecer mais um pouco um dos maiores líderes políticos da história.

Na Entrevista de Abertura, “Agir com as próximas Sete Gerações em mente – o Ethos Indígena que falta às Lideranças”, Ali Tabrizi o realizador e apresentador do documentário da Netflix sobre pesca intensiva, Seaspiracy, não se considera nem um líder, nem um ativista, nem esperava que o seu documentário tivesse o êxito que está a ter.

Sob a temática de um novo rumo para a Democracia, na entrevista “Ativismo pelos Direitos das Mulheres no Afeganistão” fique a conhecer Zarifa Ghafari a mais jovem Presidente da Câmara do Afeganistão, ativista dos direitos humanos que conseguiu fugir do seu país e tornar-se porta-voz do povo afegão.

Neste tema de capa, participam autores com pontos de vista diversos, que nos colocam perante uma série de reflexões como a de Cas Mudde (“Populismo na Europa”), Adolfo Mesquita Nunes (“Democracia Liberal sobre Ameaça”), João César das Neves (“Humildade, Equilíbrio e História – Algumas das lições da covid-19”), António Saraiva (“Crescimento Económico e Cidadania Ativa”), Miguel Pinto Luz (“Como Voltar a Acreditar no Líder Político?”), Carlos Guimarães Pinto (“A Ameaça às Democracias-Liberais”), João Pimenta Lopes (“Democracia e Soberania”) e ainda o contributo de quatro Global Shapers do Fórum Económico Mundial, no artigo “Quatro Escultores do Futuro Refletem sobre Política”.

O artigo “Mais Multilateralismo para Ultrapassar a Crise Climática” traz a visão da ONU, completada com “Novos Desafios, Novas Oportunidades” por Mário Parra da Silva (Global Compact Network).

Na rubrica Leading Opinion Arménio Rego (Professor de Liderança da Católica Porto Business School) deixa-nos o seu olhar sobre o tema de capa através da crónica “Quanta Ideologia há na Narrativa Meritocrática?” e Henrique Monteiro (Jornalista e Escritor) fala acerca de “Ser Global nas Ideias”. Contamos ainda com as opiniões de Pedro Afonso (Vinci), Mariana Pereira da Silva (Sonae MC), Patrícia Santos (Zome), José Miguel Leonardo (Randstad), Marcelo Nico (Tabaqueira) e Carmo Palma (Axians).

Espaço ainda para a 3ª Webconference do Ciclo “O Futuro do Emprego em Portugal”, da Multipessoal, desta vez sobre o tema “Portugal precisa de mais “Flexibilidade” e de Melhor Formação para Revitalizar o Emprego”

No dossier Leading Politics entrevistamos o Professor e Investigador Universitário, Filipe Pathé Duarte, (“O Caderno Afegão está Agora em Branco”) sobre os mais recentes acontecimentos no Afeganistão e André Ribeiro Pires (Multipessoal) escreve sobre “O Emprego como Ferramenta Política”. Em “A Democracia em Portugal está “Doente” mas não tanto como parece” é apresentado o novo grupo de trabalho Leading Politics constituído por políticos de todas as proveniências ideológicas, professores, comentadores e jornalistas.

No dossier Leading Brands lançamos a pergunta: A política e os políticos podem ser marcas? Como se constrói uma marca na política? A entrevista a Alexandre Poço, candidato do PSD à Câmara de Oeiras, (“Dar tudo pela Política”), vem mostrar o político com uma das campanhas mais mediatizadas e ousadas destas eleições autárquicas. Acerca da relação entre a política e as marcas, Patrick Siegler-Lathrop (American Club of Lisbon), Cláudia Nogueira (Lift) e Edson Athayde (FCB Lisboa) dão os seus contributos.

No dossier Leading Tech falamos sobre as tecnologias ao serviço dos líderes e da construção do futuro das sociedades, com Gabriel Coimbra (IDC), Vânia Guerreiro (iServices) e Ricardo Parreira (PHC Software)

O dossier Leading People abre com o ensaio de Francisco X. Froes “A Fascinante Jornada do Líder e da sua Equipa – pela curva da Mudança, durante uma Crise” e ainda com a entrevista a Javier Gonzalez Pareja, Presidente do Grupo em Portugal e Espanha. Para responder ao repto sobre “Como recompensar o trabalho?”, abordam-se as temáticas dos Fringe Benefits com Filipa Martins (Edenred) e Cláudia Andrade (Sodexo), Employer Branding e Gestão de Carreiras, com a opinião de Rui Guedes de Quinhones (EMA Partners), e as visões da Made2Web e Uman Xpert e Academias de Formação com os exemplos da Lisbon Digital School e da Talenter Academy.

Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.

Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de FacebookInstagram e LinkedIn.