Revista Líder N.º 11 – Outubro/2020

A mais recente edição da revista Líder dedica-se ao grande tema da Leadership Summit Portugal “And now, in what can we trust?”.

Este tema inclui um mergulho profundo na Fundação Obama, criada pelo ex-presidente dos EUA e a sua mulher Michelle para tornar o mundo melhor e conectar as pessoas através do investimento nas novas gerações e no seu poder cívico. Um artigo que também detalha a construção do Centro Presidencial Obama, em Chicago, em 2021, que quer ser uma fonte de criação de emprego e muito mais. E ainda o testemunho de Pedro Lopes, Secretário de Estado de Cabo Verde e um dos 200 líderes africanos a usufruir da rede de contactos da Fundação.

David Simas, CEO da Fundação Obama, é o entrevistado de abertura. Um retrato do que pensa o líder de ascendência portuguesa, que está a dar o seu melhor nos EUA.

Ainda sobre o tema de capa, reflexões esclarecedoras sobre a essência da confiança e o seu papel nesta era das fake news através de ensaios de Chris LowneyPedro Neves, Paulo Pena Miguel Pinto Luz. A perspetiva da Psiquiatria pelo olhar de João Marques-Teixeira; da Política e área Financeira nas palavras de Pedro Brinca; e da Sustentabilidade por Bobby Banerjee.

Arménio Rego demonstra-nos as dualidades da “Confiança: Um travo amargo e doce”. E num momento em que tantas certezas desabam Henrique Monteiro reflete sobre “Mas que confiança é essa?”.

No dossier Leading People o foco recai para o tema “What Leadership Lessons do we learn from COVID-19?”. Leyla Nascimento discorre sobre “Liderança: uma realidade inconveniente”. Em entrevista, Inês Nascimento (DRH da Schréder Iluminação e da Schréder Hyperion) explica como a empresa de iluminação exterior e smart cities quer criar sociedades mais interconectadas, atentas e humanas. Numa altura que importa perceber como vão os líderes atuar, Groundforce, Altice, Lidl Portugal e El Corte Inglés apontam caminhos.

É sabido que das crises emergem (ou desaparecem) os líderes. O artigo “Depois da tempestade o que vão os líderes fazer de forma diferente?” da autoria de Francisco X. Froes partilha uma série de aprendizagens das entrevistas conduzidas a 55 líderes/gestores de topo em Portugal, durante o período do confinamento.

No especial Fringe Benefits damos a conhecer os casos da Multipessoal e da Locarent.

E no especial HR Assessment fique com o testemunho da Ray Human Capital.

O dossier Leading Brands sobre “Is COVID-19 the Ultimate Influencer?” aborda a nova agenda das marcas e como querem deixar a sua “marca”. Confiança, honestidade, consistência, cumprir promessas e assumir responsabilidades são os grandes pilares das marcas Pestana Hotel Group, Jaba Recordati, Siemens, VINCI Energies Portugal e Microsoft.

Fomos conhecer uma nova Tabaqueira. A subsidiária portuguesa da Philip Morris International está a liderar a transformação da indústria do tabaco e a dar-lhe um propósito sustentável. Miguel Matos, diretor geral da empresa partilha a ambição de um futuro livre de fumo.

Para fechar, no dossier Leading Tech, o SAPO, Cisco, ISQ, Microsoft, CIP e PHC Consulting respondem ao tema “Can Technology Crush The Crisis Curve?”.

No artigo “Por que é a tecnologia crítica no sucesso das organizações?”, a IDC Portugal faz o retrato da Empresa do Futuro.

Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.

Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de FacebookInstagram e LinkedIn.