Pedro Afonso apresenta livro “Leadership – The Power Of Giving Back” na Leadership Summit Portugal

O livro “Leadership – The Power Of Giving Back”, de Pedro Afonso, líder empresarial e atual CEO da VINCI Energies Portugal, feito em colaboração com a neurocientista Luísa Lopes, o filósofo António de Castro Caeiro e a maestrina Joana Carneiro, será apresentado no âmbito da Leadership Summit Portugal, no dia 7 de outubro, durante um almoço exclusivo no Hotel Estoril Palácio.

A obra, editada pela Tema Central, conta com o prefácio do Presidente da República. “A tese desta obra é simples: a essência da liderança reside na retribuição aos outros daquilo que eles dão, ao promoverem, apoiarem ou, pelo menos, aceitarem uma liderança. (…) As suas necessidades, aspirações, sonhos, carências, frustrações, desilusões, alegrias, tristezas, afirmações, dependências, discriminações, e também o respetivo enquadramento no todo social, ou melhor, nos todos sociais ou comunitários em que se integram. Liderar é, pois, no entendimento do autor, como dos notáveis depoentes por ele escolhidos, mais uma questão com acento tónico naqueles que o líder serve do que nas caraterísticas pessoais ou institucionais ou simbólicas centradas no líder”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa.

No prefácio, o chefe de Estado salienta que “seremos tanto mais realizados como pessoas quanto mais contribuirmos para a realização dos outros, sem exceção. A isto se chama uma opção personalista da vida, tendo como alfa e ómega, isto é, como princípio e fim a dignidade da pessoa”.

Pedro Afonso, um apaixonado por liderança e transformação de organizações, assume a importância de replicar o giving back nas lideranças portuguesas: “Tudo começou com a seguinte pergunta: será que o exercício da liderança é uma oportunidade? Ou é a responsabilidade de devolver à sociedade? Várias perguntas se foram encadeando, e quando vamos levantando muitas dúvidas, podemos escolher pedir ajuda. Foi exatamente o que resolvi fazer.”

O autor pediu a três profissionais de excelência nas suas áreas de atuação, Luísa Lopes nas Neurociências, António de Castro Caeiro na Filosofia e Joana Carneiro na Música, para trocarem experiências de liderança e poder aprender com eles a ser melhor líder.

Para o CEO da Vinci Energies Portugal, “liderar é ajudar o outro a crescer. Liderar é poder crescer com o outro. Quando vivemos o crescimento e desenvolvimento apenas com a mira numa agenda própria, com benefícios individualistas, o egoísmo inflama o gigante que está em nós. Podemos escolher adotar mais comportamentos altruístas, sem a pretensão, utópica, de deixarmos de ser egoístas”. Sublinha, ainda, que “temos de acrescentar muito mais espírito e atitude altruísta à nossa forma de liderar, só assim podemos servir melhor”.

Alguns testemunhos adicionais:

“Quando nascemos, somos biologicamente egoístas.”
Luísa Lopes

“Os reis na Grécia antiga eram escolhidos pelo que sabiam dos humanos, em vez de serem escolhidos pelo que sabiam dos temas concretos da sua atividade.”
António de Castro Caeiro

“Às vezes aquilo que somos não é bonito. Mas a arte tem a possibilidade de transformar aquilo que não é bonito em bonito.”
Joana Carneiro

“O equilíbrio reside precisamente neste ponto: trazer para a nossa ação um maior número de decisões que nos permitam fazer o nosso giving back.”
Pedro Afonso

Saiba mais em: givingback.pt

Encomende o seu exemplar através do emailassinaturas@temacentral.pt