Líder magazine disponível em versão digital

O acesso da Líder magazine é, neste número, digital e gratuito. Uma edição excecional, justificada por uma situação também ela excecional.

Desenvolvida totalmente a partir de casa, como os tempos o exigem, com ligações diretas a conteúdos do site, escritos também de forma remota e que o ajudam a manter-se informado e a fazer frente à quarentena. E os originais não terminam aqui, a capa é animada com ilustração e assinatura de Alberto Quintas e Design e Forma.

Recordamos a todos os que têm acesso por este meio à Líder, a não se privarem de a ler em papel nos próximos números. Esta é uma revista pensada para ser folheada e guardada.

How to Lead with COVID-19?é a pergunta central do nono número da Líder. Como liderar em tempos de COVID-19 é um dos maiores desafios que a História vai poder vir a contar aos futuros líderes. Não sendo possível dar uma só resposta, procurámos envolver várias disciplinas, do ensino, à economia, passando pelas ciências, tecnologias, e incluindo o marketing e a gestão de pessoas. Kelly Ommundsen explica o papel do World Economic Forum na resposta global à crise. Paulo Neto Leite expõe os números e impactos na Groundforce, revelando um dos setores mais afetados pela crise. Arlindo Oliveira (professor do IST) reflete sobre fatores humanos e desafios tecnológicos no rastreamento da COVID-19. Henrique Monteiro (jornalista) deslinda como o Coronavírus vem colocar uma série de questões quanto à civilização e à validade das nossas certezas. Arménio Rego (professor) analisa a perspetiva do vírus enquanto imbróglio para a liderança. Luísa Lopes (neurocientista) aborda a união das ciências nesta luta. Tim Leberecht (House of Beautiful Business) escreve os seis desejos num mundo pós-corona, que vai desde a beleza nos negócios ao amor sem controlo. A Egon Zehnder deu palco e voz a líderes de topo para partilharem as lições aprendidas com as crises anteriores na Ásia-Pacífico.

Como é que se lidera com ameaças invisíveis? A crise do novo Coronavírus é um teste à nossa humanidade? Há beleza na COVID-19 e no Estado de Emergência? O plano (remoto) dos CEO. Estas e outras questões são respondidas nos artigos que compõem o dossier principal.

O grande entrevistado desta edição é Anant Agarwal, o fundador da edX e (re)inventor do modo como aprendemos. A plataforma online de formação permite aceder a mais de 2500 cursos de 140 instituições de ensino do mundo inteiro. Imaginada em conjunto com a Universidade de Harvard e o MIT, consegue a proeza de ser hoje o sítio onde se pode fazer um curso de Harvard, Cambrige, Oxford, entre outras, a custo zero.

Na secção Leading People, o foco vai para os novos modelos de trabalho e as implicações legais com a COVID-19. Numa altura que importa também saber como manter bons níveis de motivação no trabalho remoto, fomos saber como se faz na Axians Portugal, Banco Montepio, Capgemini, Grupo Ageas Portugal, Grupo Fidelidade, José de Mello Saúde e Pingo Doce. No especial Coaching Virtual abrem-se novas perpetivas.

A secção Leading Brands aborda como as marcas estão a comunicar e se estão preparadas para assumir um papel mais cívico, com sentido de responsabilidade e para o bem comum? E onde ficam os relacionamentos: entre marcas e consumidores? BPGrupo EDP, IKEA, McDonald’s, Nestlé, Vodafone e Worten respondem.

E os temas não se esgotam aqui. Ora leia.

Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.