Revista Líder N.º 5 – abril/2019

Será que o respeito pela diversidade se tornou um assunto trivial? Esta é uma das grandes perguntas da Leadership Summit Portugal deste ano e, também, tema de capa da primeira revista Líder de 2019. A propósito deste atual e fraturante tema da nossa sociedade, Henrique Monteiro começa por explicar que a ideia de género está mais relacionada com questões de gramática do que com as pessoas. Já Pedro Neves fala-nos no efeito pigmaleão da diversidade nas empresas e Susana Peralta desenvolve o roteiro das desigualdades nas organizações. Os exemplos de liderança de Gandhi e Nelson Mandela são para ler e reter, e também o de José Saramago, escritor que começa tarde o seu percurso de ascensão literária, mas que não foi detido pelos constrangimentos da idade e é, por isso, uma fonte de inspiração para todos. Terminamos com a partilha e exemplo de vida de Herro Mustafa, refugiada muçulmana e representante dos EUA em Portugal.

Destaque também para o conteúdo sobre o polémico autor de 12 Regras para a Vida, Jordan Peterson, que apresentou a sua obra na Nova SBE, no final do ano passado, num evento que suscitou uma resposta vigorosa de muitos admiradores e de outros tantos detratores que fizeram chegar, inclusive, mensagens indignadas sobre o radicalismo do homem. Em lados opostos da barricada, João Cotrim de Figueiredo, gestor, e Teresa Garcia-Marques, investigadora em psicologia, apresentam a suas ideias acerca do autor e da obra, explicando o porquê dos seus problemas com Jordan Peterson.

Por sua vez, no dossier especial “Leading People”, são apresentados mais contributos sobre o tema da diversidade, mas aqui a perspetiva é a da gestão de pessoas, com os presidentes das duas associações portuguesas de referência na área, Mário Ceitil e Manuel Sousa Antunes, a tomarem posição e, também, com a opinião de Rita Campos e Cunha, professora da Nova SBE, e de Pedro Ramos, diretor de recursos humanos do Grupo TAP.

Ainda nesta edição da Líder e no mesmo dossier, são abordadas as tendências e alguns casos de sucesso no que diz respeito ao recrutamento e seleção das lideranças nas empresas e organizações. Dos especialistas no setor, procura-se saber o que realmente importa quando recrutamos um líder: Como descobrir o líder certo para aquela equipa? Será o salário um problema? Que competências de liderança faltam no mercado, atualmente? Homens ou mulheres, quem ganha a corrida ao top management? O que pode correr mal num processo de recrutamento de um líder? Onde e como se encontram os melhores candidatos?

Leia AQUI o dossier “Leading People” na íntegra.

Pegando nas palavras que encerram o editorial de Catarina Barosa (diretora editorial da revista), esta edição da Líder “olha para a diversidade como a possibilidade de tornar a liderança sublime”.